Benefícios para a saúde do ácido cítrico

O ácido cítrico está presente em todas as cozinhas. Muitas vezes, é o toque final para muitos pratos e bebidas, incluindo doces. E como ela ajuda no verão ao criar um coquetel refrescante! No entanto, deve ser lembrado que este produto pode ser tanto um salva-vidas quanto uma praga..

limão кислота

O que o ácido cítrico, sua composição química

O ácido cítrico é um pó branco e inodoro. Ele se dissolve rapidamente na água. Se você mergulhar na química, o produto consiste em ácidos 2-hidroxi-1,2,3-propano-carboxílico e 3-hidroxi-3-carboxipentanodioico. Estas três bases têm a fórmula C6H8O7. Ésteres e sais são chamados citratos..

O primeiro ácido cítrico foi extraído em 1874 dos frutos imaturos do limoeiro. Ela recebeu um sueco Karl Scheele. Está apto para consumo humano. Muitas plantas, especialmente cítricas e coníferas, contêm esse elemento, mas, acima de tudo, são extraídas da schisandra chinesa ou dos limões verdes. A tecnologia de hoje permite que você extraia o produto usando mofo e a síntese de substâncias açucaradas.

Escopo

O ácido cítrico é usado em vários campos, mas sua principal área de uso é o cozimento. É conhecido sob o conservante E330-E333 e está presente em um grande número de produtos embalados, por exemplo, alimentos enlatados..

Em casa e restaurante cozinhar é usado na preparação de carne, molhos, marinadas, peixe, etc. Na confeitaria, é adicionado tanto à massa como aos recheios e cremes. Quase todas as águas doces compradas têm essa substância em sua composição..

Na vida cotidiana, o ácido também encontrou seu lugar. É usado como um produto de limpeza. Ela limpou caldeiras e máquinas de lavar de escala, acrescentou como fertilizante para flores, prata limpa e superfícies de cozinha.

Medicina, nutrição e cosmetologia também não negligenciam essa substância. Esta é uma boa maneira de acelerar o metabolismo e complementar os cosméticos. Um elemento é usado na indústria do petróleo para neutralizar um alto nível de pH, e na construção é usado na fabricação de gesso ou cimento. Mesmo um gabinete de computador não pode fazer sem ácido: ele é usado na fabricação de placas de circuito impresso.

Benefícios para a saúde e danos

Nem todo mundo sabe sobre as propriedades curativas do ácido cítrico. Com sua ajuda, você pode conseguir resultados impressionantes com a perda de peso, frio e não apenas. Tem um efeito muito positivo no trabalho do sistema digestivo..

Primeiro, o produto ajuda a limpar os intestinos de toxinas, sais em excesso e substâncias nocivas. Da mesma forma, remove as toxinas das células da pele. Em segundo lugar, acelera o metabolismo, elimina o álcool e ajuda na desintoxicação do organismo envenenado. Os cientistas notaram que o ácido queima carboidratos, possui propriedades antitumorais e tem um efeito benéfico na visão..

Durante o pico de resfriados, é importante lembrar mais uma capacidade da substância. Se você enxaguar com uma solução de garganta ácida, ajudará a se livrar do escarro e aliviar a dor. Tal solução pode limpar a pele para se livrar de manchas senis, sardas, poros estreitos. Esta é uma ótima maneira de tornar a sua pele mate e limpa, e até mesmo branquear as placas ungueais..

A regra mais importante ao usar o ácido cítrico é lembrar sobre a medida. Esta é uma substância concentrada, só pode ser usada na forma diluída. Em caso de sobredosagem, causará uma queimação da mucosa gástrica, azia e vómitos com sangue. Inalação ou contato com os olhos causa irritação severa. Quando aplicado na pele pode causar vermelhidão, especialmente no tipo sensível..

Naturalmente, na presença de uma alergia ou intolerância individual, um estômago fraco, uma úlcera ou gastrite, o produto deve ser descartado imediatamente. É estritamente não recomendado para crianças pequenas..

Água azeda: os benefícios e danos

água с лимонной кислотой

A água com ácido cítrico é uma das bebidas favoritas de fast food. Melhora a sede muito melhor do que a água comum, devido à sua acidez. A gosto, você pode adicionar hortelã, açúcar, gengibre, frutas para esta bebida – o que seu coração deseja..

As propriedades do ácido ao adicionar outros produtos não mudam, mas a bebida inteira só se beneficia disso. Começa o processo de metabolismo, tem um efeito tônico. Porque muitas pessoas bebem esta bebida pela manhã em vez de café para acordar rapidamente.

No inverno, a água com ácido não é menos importante do que no verão. Eles ajudam a manter o corpo acordado ao longo do dia e têm um efeito tônico. Isso reduz significativamente a chance de ficar doente e ajuda a digerir os alimentos. No inverno, a dieta tem pouca verdura e frutas, que também têm essa substância, então você pode substituí-la por uma bebida similar..

Em pequenas quantidades, essa água não faz mal. É importante dissolver a dose correta para não causar danos. Caso contrário, irá causar azia e danificar o revestimento do estômago, causando tosse e dor de garganta. Não vale a pena beber água gelada, para não prejudicar a garganta, mas a temperatura ambiente da bebida será perfeita.

Ácido cítrico com refrigerante: os benefícios e danos

Surpreendentemente, o que pode levar a azia pode salvá-la dela. Só precisa adicionar refrigerante. Beba dele, água e ácido cítrico na maioria dos casos ajuda a se livrar da irritação desagradável. Mas antes de tomar deve considerar algumas das nuances.

Esta bebida deve ser tomada apenas nos casos em que a azia é rara. Por exemplo, depois de uma festa tempestuosa. Para 100 ml de água, você precisa tomar 0,5 colher de chá de refrigerante e ácido. Misture tudo. Assim que a reação e as bolhas aparecerem, a bebida deve ser sorvida. Nas pessoas ele é chamado de “pop”. Você pode adicionar um pouco de açúcar para melhorar o sabor..

Deve ser lembrado que tal “pop” não é uma panacéia. Apenas elimina os sintomas, mas não cura a causa. Algum tempo depois de tomar, o nível de acidez aumentará novamente e a condição pode piorar. Em seguida, você precisa consultar um médico.

Como dissolver corretamente

Preparar uma solução com ácido cítrico é bastante simples. Para fazer isso, certifique-se de escolher pratos não metálicos. Por exemplo, vidro ou plástico adequado. Quanto mais ácido em solução, mais tempo ele pode ser armazenado devido às suas propriedades conservantes..

Para preparar uma solução com alta concentração, você precisa tomar 460 g de água e 450 g de ácido. Encha com água fervente. Após o resfriamento, o produto estará pronto para uso. Às vezes você precisa mexer. Se você precisa de uma concentração menos forte, simplesmente reduza a quantidade de ácido.

caranguejo палочкиQuais são as varas de caranguejo feitas e como usá-los em dietas dietéticas em nosso artigo..

Peixe e arroz torta de gelatina – uma receita simples e saborosa para todos os dias.

Prepare uma deliciosa salada com lulas e pepinos de acordo com as nossas receitas..

Pedido de perda de peso

Utilizado ácido cítrico e para reduzir o peso. É usado em forma dissolvida com água, muitas vezes antes das refeições. Assim, aumenta a viscosidade da saliva, reduz o apetite e inicia o trabalho do estômago para limpar as toxinas. Além disso, seu valor é 0 kcal.

O curso da administração é muitas vezes apenas um mês, sujeito a uma dieta leve. Com cada semana de uso, a solução fica mais forte. Resultados sérios não devem ser esperados, mas você pode limpar seu corpo. Além disso, quando consumido, você precisa reduzir a quantidade de açúcar, sal e gordura..

O dano de tal técnica é a irritação da membrana mucosa do estômago. Além disso, tal consumo devido ao ambiente ácido é ruim para o esmalte dentário. Se você tiver problemas com os rins, não deve seguir uma dieta semelhante, pois o ácido provoca um efeito diurético. Se houver problemas com o trato gastrointestinal ou inflamações na cavidade oral, não é recomendado o uso de tal bebida. Depois de beber sua boca é melhor enxaguar com água pura..

Preço do produto, o que pode ser substituído

O ácido cítrico é bastante barato. Mais de 100 g de preço gira em torno de 50 p. Você pode encontrá-lo absolutamente em todas as mercearias..

Você pode substituir o ácido com seu suco de limão analógico. Tal substituição será ainda mais útil devido à origem natural e não à produção sintética. 1 colher de chá de pó é responsável por 1 limão. Na ausência de citrinos, a substância indicada na receita pode ser substituída por vinagre de mesa. Deve ser adicionado tanto quanto o próprio ácido indicado..

Deve-se ter sempre em mente que o ácido cítrico é um produto concentrado e precisa de absolutamente pouco em todos os pratos ou bebidas. A humanidade criou centenas de maneiras de usar essa substância, mesmo fora da cozinha. Isso prova mais uma vez a importância do ácido cítrico em nossas vidas..