Como cozinhar iogurte natural saudável em casa

Iogurte é um produto de leite fermentado, amado por adultos e crianças por seu sabor agradável e benefícios. A composição do iogurte natural é apenas leite e bactérias lácticas. Eles fazem este produto tão benéfico para o corpo..

iogurte в баночках

Seu uso regular melhora o trabalho do trato gastrointestinal, estimula o metabolismo, ajuda a fortalecer o sistema imunológico. É o produto lácteo mais facilmente digerível. Mesmo pessoas que sofrem de intolerância à lactose podem comer iogurte, pois bactérias lácticas úteis fermentam no leite..

Os benefícios do iogurte caseiro

Agora o iogurte pode ser encontrado em qualquer supermercado. No entanto, antes de comprar, você deve ler atentamente as informações no rótulo. Se quaisquer estabilizadores, sabores e aromatizantes forem incluídos, o produto não pode ser considerado natural e será menos útil..

Mas ao preparar um produto lácteo fermentado em casa, sempre há confiança na qualidade e correção de sua composição. Isto também se aplica a vários aditivos, em casa eles serão apenas úteis e naturais: frutas, nozes, muesli.

Além disso, é possível regular independentemente o teor de gordura do produto, escolhendo um maior ou menor teor de gordura do leite original. Isso é importante para aqueles que seguem a dieta de calorias..

Portanto, cozinhar iogurte por conta própria em casa definitivamente vale a pena. Além disso, não é difícil fazer isso com equipamentos especiais na forma de um fabricante de iogurte ou mesmo sem ele..

O princípio de qualquer método de cozinhar iogurte é simples. Leite aquece até 40-45 0C, combina com bactérias de leite fermentadas vivas e é mantido em condições de temperatura constante de 8 a 12 horas. Depois disso, o produto acabado é resfriado, melhora a consistência e garante a segurança das bactérias.

Regras gerais para cozinhar:

iogurte с ягодами

  1. Leite industrial ultra-pasteurizado é o mais seguro e pronto para uso. Outros tipos de leite, incluindo leite fresco rústico, devem primeiro ser fervidos. Isso é feito porque a temperatura de cozimento é de cerca de 40 0C é favorável para o desenvolvimento não apenas de bactérias benéficas, mas também de patógenos;
  2. Neste caso, leite industrial esterilizado é melhor não tomar. O sabor será o mesmo agradável, mas os benefícios esperados no produto não serão;
  3. Ingestão de iogurte seco é vendido em farmácias e lojas de alimentos saudáveis. A instrução é anexada a ele, de acordo com a qual o produto lácteo fermentado deve ser preparado;
  4. Bio-iogurte do supermercado também será adequado como entrada. Você só precisa se familiarizar com o rótulo e se certificar de que é natural. É bom, se como parte, apenas leite e culturas de leite azedo. Uma xícara é suficiente para um litro de leite;
  5. É muito importante misturar bem o fermento e o leite. É melhor primeiro diluí-lo em uma pequena quantidade, e só então combiná-lo com o volume principal de leite;
  6. Utensílios de cozinha devem ser cuidadosamente lavados, esterilizados ou polvilhados com água fervente;
  7. Tente “perturbar” o iogurte o mínimo possível durante o cozimento – não mexa, não mexa ou mexa;
  8. O iogurte cozido também pode ser usado como entrada. No entanto, não é recomendado reaplicá-lo mais de 5 vezes, porque cada vez que a composição vai mudar.

Cozinhando sem fabricante de iogurte

A preparação de iogurte natural é possível em casa, mesmo sem o uso de equipamentos especiais. A principal coisa – para cumprir todas as recomendações e suportar a temperatura.

A opção mais fácil quando em uma panela limpa é aquecida a 45 0C leite e sourdough. O pote é coberto com uma tampa, envolto em um cobertor quente e colocado ao lado da bateria por 8 horas. Em seguida, a manta é removida, a panela é deixada a arrefecer até à temperatura ambiente e o produto acabado é colocado no frigorífico..

Depois de misturar todos os ingredientes em uma panela, despeje a mistura em frascos de vidro esterilizados. Jar aperte o filme e coloque em uma forma com água morna. O formulário também é apertado com filme alimentar e colocado no forno, desligado, mas antes que aquecido a 50 0C. Para resistir pelo menos 6 horas.

O tempo ideal de cozimento é muitas vezes determinado pela experiência – quanto mais tempo a mistura é mantida quente, mais ácido é o sabor. Neste ponto, para quem, que gosto é mais parecido. Mas o tempo médio de cozimento é de 8 horas. É conveniente colocar um fermento à noite para obter o produto acabado pela manhã..

Iogurte Multicooker: fácil e simples

Se a casa tiver um iogurte, o processo de cozinhar este produto útil é simplificado ao máximo. O dispositivo cria as condições de temperatura necessárias, aquece os frascos com o arranque durante o período de tempo necessário e, em seguida, desliga-se automaticamente.

Tudo o que é necessário é diluir o leite e o fermento na proporção certa, misturar bem e despejar nos frascos que acompanham o fabricante do iogurte..

nós criamos молоко

E então cuide de tudo que é tecnologia. Os frascos são equipados com tampas convenientes, podem ser armazenados no refrigerador com o produto acabado até 7 dias.

despeje по бочкам

Multivarka – outro assistente na preparação de iogurte em casa. Muitos modelos ainda têm um modo especial e copos incluídos. Neste caso, basta apenas despejar a mistura de leite e cultura inicial em recipientes, colocá-los na tigela e selecionar o programa desejado. Após 8 horas, o iogurte estará pronto..

ligar мультиварку

Se o fogão lento não estiver equipado com este modo de preparação, ainda é possível fazer iogurte caseiro nele. Neste caso, a mistura é vertida em frascos..

adicionar орехи

É muito conveniente levar latas de comida de bebê. Eles são cobertos com filme alimentar e colocados em uma tigela multi-cozimento, onde a água morna é derramada em cerca de 40 0C. A água deve alcançar os “cabides” dos frascos..

Em seguida, selecione o modo de aquecimento e aguarde 20 minutos. Desligue o aparelho, deixe os frascos para dentro, repita o procedimento de aquecimento após uma hora, desligue o fogão lento novamente e mantenha o iogurte na tigela por 6-8 horas.

Iogurte grego: uma deliciosa receita

Iogurte grego em sua composição é semelhante ao usual, mas tem uma textura mais densa e é mais parecido com queijo de pasta mole. É comido como um produto autônomo e também usado para preparar vários pratos..
iogurte с помидрами
O procedimento para cozinhar iogurte grego é o mesmo que o do ordinário. O leite é combinado com o fermento, despejado em um recipiente e criando condições de temperatura adequadas por 8 horas..

E então, para obter a consistência desejada, a mistura de iogurte acabada é jogada de volta em uma peneira, forrada com duas camadas de gaze, e deixada escorrer por algumas horas..

Como resultado, o iogurte grego é cerca de metade do habitual da mesma quantidade de leite..

O produto é extremamente útil, tem muito cálcio e proteína e pouco açúcar de leite, que acompanha o whey.

Se você planeja deixar o iogurte grego em massa, então deve ser feito antes que o excesso de líquido seja espremido para fora dele..

Iogurte congelado: como cozinhar em casa

O iogurte congelado é uma sobremesa deliciosa e de baixa caloria, rica em cálcio, que também contém bactérias úteis do ácido láctico. Em termos de utilidade, é significativamente superior ao sorvete..

No coração da sobremesa congelada é iogurte natural, cozido em casa de qualquer maneira conveniente. Para tornar o produto saboroso, adicione frutas, frutas, adoçar com açúcar ou mel. Frutas e bagas são melhor adicionadas à mistura de iogurte na forma de purê de batatas ou picadas.

A consistência perfeita da sobremesa sem manchas de gelo é obtida ao cozinhar em uma sorveteira. Mas, se não houver, cozinhar no freezer é possível. Você só precisa ajustar o temporizador e a cada 20 a 30 minutos para obter a mistura de iogurte e frutas do freezer e bater até engrossar. A delicadeza congelada se tornará suave e plástica, semelhante em textura ao sorvete..

Você pode fazer isso mais fácil e congelar a mistura, derramar em moldes. O sabor e os benefícios do produto permanecerão, mas a massa macia e plástica não funcionará.

iogurte в стаканеLeia como cozinhar iogurte em um fogão lento com fermento e vários aditivos..

Nós coletamos as melhores receitas de iogurte caseiro em um fabricante de iogurte – tome nota.

Prepare o queijo cottage e creme de iogurte para o bolo, é útil e não muito alto teor calórico, leia a receita.

Receita de bebida com leite azedo em uma garrafa térmica

Por um lado, uma garrafa térmica é um dispositivo ideal para fazer deliciosos iogurtes em casa sem nenhum fabricante de iogurte. Desde que ele é capaz de manter a temperatura desejada por um longo tempo. Por outro lado, o uso de uma garrafa térmica é mais difícil de atingir a esterilidade das condições de cozimento..

É muito difícil enxaguá-lo completamente, especialmente a capa. Portanto, preparando iogurte, é melhor escolher uma garrafa térmica com um pescoço largo. Recomenda-se não só a deitar com água a ferver, mas também a limpar com álcool..

O resto do processo de cozimento é simples. Você precisará de um litro de leite e fermento seco na proporção certa, ou um copo de iogurte industrial natural. Para tornar o produto acabado mais saboroso, é melhor tomar leite com teor de gordura de pelo menos 3%. Qualquer leite que não seja UHT deve ser fervido e resfriado..

Em uma tigela limpa para misturar o aquecido a 40. 0C leite e fermento. Despeje a mistura em uma garrafa térmica, feche a tampa, deixe pelo menos 8 horas. Durante este período, tente não reorganizar a garrafa térmica e não agite. Iogurte pronto derramado em um prato de vidro e armazenado na geladeira.

Experimentando com gosto

Apesar de todos os benefícios do iogurte natural, as crianças e muitos adultos também adoram produtos lácteos doces com vários aditivos na forma de frutas secas, chocolate, geléia. Claro, em casa toda a variedade de sabores de iogurte também está disponível..
iogurte с наполнителями
A única coisa que você não deve adicionar à mistura de enchimentos, até o momento do amadurecimento. Caso contrário, as bactérias benéficas, em vez de fermentar a lactose, mudam para outros doces, frutas ou açúcar. E iogurte simplesmente não funciona..

Não é recomendado adicionar frutas cítricas ou kiwi, ácidos de frutas contidos nessas frutas são incompatíveis com o leite, o produto vai enrolar.

Portanto, é melhor adicionar todos os tipos de guloseimas ao iogurte natural antes de servir à mesa ou depois de já estar preparada, antes de esfriar..

Se o sabor natural do leite fermentado não parecer doce o suficiente e você quiser adicionar açúcar, é melhor usar açúcar de confeiteiro. Ou fazer xarope de açúcar – diluir a quantidade necessária de açúcar granulado em água e, em seguida, despeje no iogurte acabado e misture.

Dicas úteis

Às vezes você quer cozinhar um denso e denso iogurte. Para atingir a densidade das seguintes maneiras:

  • Antes da fermentação, adicione duas colheres de sopa de leite em pó à mistura de leite;
  • Quando o iogurte estiver pronto, coloque amido de milho nele, à taxa de 1 colher de chá por lote;
  • Adicione ágar-ágar ao produto acabado antes de arrefecer..

O iogurte natural deve ser armazenado apenas na geladeira e não mais que uma semana. Após 7 dias, a utilidade do produto é significativamente reduzida.

Além de ingerir iogurte na sua forma natural e com aditivos doces, este produto de leite fermentado combina na perfeição com os verdes como coentro, endro, salsa e várias especiarias. E se você adicionar um pouco de sal e pimenta e alho picadinho, você terá uma salada saborosa e leve..

Também em iogurte de carne marinada para shish kebab, é capaz de neutralizar o excesso de gordura, por exemplo, carne de porco. E vice-versa, a carne magra na marinada em iogurte se tornará mais suculenta..

Deve ser lembrado que o produto lácteo fermentado acumula-se a altas temperaturas. Portanto, é adicionado a pratos quentes, interferindo gradualmente no final do cozimento, enquanto o iogurte em si não deve ser resfriado, mas à temperatura ambiente..

Assim, o iogurte caseiro não é apenas saudável e saboroso, mas também é capaz de encontrar ampla aplicação na culinária caseira..