Como fazer um fermento de pão sem fermento

Quem entre nós não se lembra daquele sabor extraordinário de apenas pão caseiro sem fermento?

Mas, infelizmente, nem toda dona de casa faz pão, porque não quer se incomodar com a massa azeda. Na verdade, assar pão no sourdough é bem simples.

Sem fermento хлеб

Sourdough eterno para um delicioso pão sem fermento

Esta opção é a mais fácil. Mas o resultado não é pior. Para preparar a partida, você precisa apenas de dois ingredientes – água e farinha em quantidades iguais (aproximadamente 300 g cada)..

A preparação ocorre em várias etapas:

  • 1º: misture 100 g de farinha e água. Misture e cubra completamente a massa resultante com tecidos (toalha). É melhor deixar o recipiente com o fermento futuro em um lugar quente, onde não será visível. As bolhas devem formar-se periodicamente (a massa fermentará), por isso, um par de vezes por dia é necessário aproximar e misturar a massa;
  • 2º: no segundo dia, adicione mais 100 g de farinha e água, mexa, cubra com uma toalha e deixe por mais um dia;
  • 3ª: a massa deve crescer em tamanho e consistir em bolhas. Alimente a última vez e volte para um lugar quente.

Quando nos alimentamos pela última vez com o fermento, é importante pegar o momento em que ele vai dobrar de volume. Isto significará que é o mais forte durante este período e pode ser dividido em duas partes..

Um pode ser usado para fazer um pão sem fermento, o segundo colocado na geladeira (de preferência armazenado em um frasco com uma tampa de plástico com furos).

O sourdough eterno é chamado porque pode ser alimentado a partir da geladeira e assado pães caseiros incrivelmente saborosos novamente..

Sourdough sem fermento no kefir para pão caseiro

Kefir – um dos produtos populares que são usados ​​para criar fermento.
fermento для хлеба без дрожжей

O primeiro passo na preparação de tal receita é a preparação do iogurte. Tome 150 ge deixe por três dias. Durante esse tempo, ocorre o processo natural de separar a parte da água da base láctea..

O segundo estágio: adicione farinha. Centeio é geralmente usado (cerca de 50 g). Interferir completamente: a consistência deve se assemelhar a creme azedo não muito espesso. Cubra a mistura com uma toalha, gaze ou outro produto têxtil e deixe por um dia..

O terceiro estágio: adicione mais farinha. Fazemos isso a olho, até que a consistência se assemelhe a massa para panquecas. Depois de cobrir e depois de algumas horas, ele crescerá em volume e pode ser usado para assar..

Cones de lúpulo como o principal elemento do fermento

Não menos saboroso e perfumado pão sem fermento é obtido no fermento de lúpulo. Para sua preparação, serão necessários os seguintes componentes:

  • Meio litro de água;
  • 3 colheres de lúpulo;
  • Farinha (preferencialmente centeio);
  • Cerca de 1 colher de chá de mel ou açúcar.

Primeiro você precisa preparar o lúpulo. Para fazer isso, pegue um recipiente (uma panela pequena) e despeje a água lá. Nós o trazemos para um ponto de ebulição, reduzimos o fogo e adicionamos lúpulo lá.

É necessário que ele bebesse em uma pequena fogueira por um quarto de hora. Após esse tempo, retire-o do fogo, deixe esfriar e adicione açúcar ou mel.

Depois mel / açúcar adicione a farinha. Certifique-se de que a consistência não seja mais espessa do que o creme azedo e reserve em um local quente, onde não haja rascunhos por cerca de um dia..

No dia seguinte, a massa deve ser duas ou três vezes maior..

O lado positivo deste método é que o starter pode ser armazenado por um tempo muito longo. Para fazer isso, basta colocá-lo na geladeira, e quando é necessário queimar algo apenas para alimentá-lo.

Outras receitas populares Sourdough para pão sem fermento

Existem outras receitas para fazer fermento. No entanto, vale a pena notar que foi cones de lúpulo que foram utilizados como o ingrediente principal desde os tempos antigos e há uma grande quantidade de receitas com base neles..

Receita de sourdough de passas

Para criar precisamos:

  • Passas (cerca de 10 coisas);
  • Copo de água;
  • 125-150 g de farinha (de preferência de centeio).

Passas secas colocadas em uma tigela e despeje a água. Cubra o recipiente com um guardanapo ou toalha e deixe-os por três dias em um lugar quente. Garantir que não haja rascunhos.

embeber изюм

Após o tempo determinado, com a ajuda de gaze, filtramos a água para uma garrafa com uma capacidade de um litro e meio, depois juntamos farinha e misturamos bem. Cubra com uma toalha (guardanapo / gaze) e deixe por alguns dias..

adicionar воды

Após este tempo, a massa deve estar toda nas bolhas (começará a fermentar) e será várias vezes maior em volume.

deveria получиться консистенция сметаны

A massa pode ser armazenada por um longo tempo. É o suficiente para alimentá-la uma vez a cada 48 horas. Se você mantiver um fermento pronto, então pela primeira vez (3-4 dias) é ideal adicionar 100 g de água e farinha..

fermento можно использовать

Arroz Sourdough

É necessário preparar:

  • Arroz – 100 g;
  • 1,5 xícaras de água fervida morna;
  • Açúcar – 30 g;
  • Farinha (pode ser trigo) – 7 colheres de sopa.

O primeiro estágio: pegamos nosso arroz e o enchemos com um copo de água morna fervida. Mexa um pouco e adicione 10 g de açúcar, em seguida, coloque em um lugar fresco e não toque por três dias.
Sem fermento хлеб

Segunda etapa: após 60 horas, filtramos e adicionamos três colheres de sopa de farinha, 10 g de açúcar e misturamos tudo bem. Gradualmente, a massa deve começar a fermentar e formar bolhas. Assim que esse processo começar, você precisará adicionar outra colher de farinha e a água restante..

A terceira etapa: esperamos por mais um dia, após o qual colocamos a farinha e o açúcar restantes.

Esta receita para o fermento pode ser usada não só para assar pão, mas também para bolos, panquecas e tortas. A parte do motor de partida, que não foi usada, pode ser armazenada na geladeira.

Dicas e recomendações para fazer levedura sem levedura

Se você ler as receitas, pode entender que a preparação do fermento não é o processo supercomplicado como se pensava anteriormente. Para que o resultado seja sempre o melhor, é importante seguir algumas recomendações:

  1. O sourdough eterno pode ser preparado em qualquer farinha: não importa se é trigo, todo ou centeio. E o mais interessante é que não importa realmente o tipo de pão para assar (ou seja, você pode assar pão de trigo com pão de centeio e vice-versa)
  2. Para que o resultado seja sempre bem sucedido, você precisa monitorar a limpeza da cozinha no local onde você deixa os produtos para fermentação. O molde pode aparecer facilmente na massa, portanto, observe atentamente a limpeza da sala;
  3. É melhor arranjar um pouco de ventilação de fermento: para fazer isso, cubra-o com um pano não muito grosso (a gaze está bem) ou, se você o guardar em um frasco de vidro, faça alguns orifícios na tampa. Mas certifique-se de que o fluxo de ar fresco não seja muito grande – caso contrário, a massa começará a se desgastar;
  4. Os raios diretos do sol são prejudiciais. Eles impedirão a formação das bactérias ácidas lácticas necessárias;
  5. Se você manter o motor de partida na geladeira, antes de usá-lo, você deve mantê-lo à temperatura ambiente por pelo menos meio dia. Depois disso, pode ser alimentado e só depois de meio dia para usar;
  6. O clássico molho superior consiste na mesma quantidade de farinha e água. Também é necessário observar a proporção da massa de fermento isento de levedura, que está disponível e o peso do molho superior: eles devem ser os mesmos.

Cozinhar pão sem fermento na máquina de fazer pão de fermento

A abundância de vários equipamentos na cozinha de cada dona de casa de várias maneiras facilita a vida. Máquinas de pão modernas permitem que você assar pão extremamente saboroso.

Pão simples sem fermento no pão com fermento “eterno”

Os principais ingredientes são:

 

  • Sourdough – cerca de 6-7 colheres de sopa;
  • Farinha – cerca de três copos;
  • Copo de água;
  • Óleo vegetal – duas colheres de sopa;
  • Sal – um par de colheres de chá;
  • Açúcar – um par de colheres de sopa.

Na farinha peneirada adicione o açúcar, sal, 2 colheres de sopa. colheres de óleo vegetal e misture com muito cuidado. Depois disso, prossiga para a adição do starter acabado.
o pão домашний

Misture e adicione um copo de água. É necessário amassar a massa para que ela fique solta das mãos. Depois disso, deixamos ele descansar e subir..

Esse processo pode levar um tempo diferente, porque depende de muitos fatores. Algumas pessoas recomendam amassar a massa à noite e deixá-la durante a noite. De manhã, prossiga diretamente para assar..

Se você precisar assar rapidamente pães sem fermento, você pode usar um banho de água. Então o resultado é garantido por algumas horas..

Na máquina de fazer pão, todos esses processos são simplificados. Alguns modelos de forma independente e amassar a massa, e espere até que sobe.

Portanto, no caso de você usar uma máquina de fazer pão, coloque todos os ingredientes e defina o programa de cozimento e peso de cerca de 900 g.

Pão ázimo de centeio com pão eterno

Você deve estocar os seguintes componentes:

  • Água – cerca de 300 g;
  • Açúcar – um par de colheres de sopa;
  • Sal – uma colher de chá;
  • Leite em pó – 1,5 colheres de sopa;
  • Óleo vegetal – 1,5 colheres;
  • Farinha – um par de óculos;
  • Pimenta da Jamaica – 1 colher de chá;
  • Cominho – 1 colher de sopa. colher;
  • Fermento.

Prepare o fabricante de pão e coloque todos os ingredientes na tigela. Além da receita, levamos em consideração as recomendações para colocação de acordo com as instruções do seu aparelho..

Em seguida, você precisa escolher um programa para cozer centeio pão sem fermento. Na coluna “peso” definir 0,9 kg.

Se é possível escolher a fritura em crosta, escolha a média.

Sem fermento хлеб
Aprenda a assar pão delicioso em casa no forno, é muito mais saboroso do que o comprado..

Leia sobre a panificação de pão ázimo em uma máquina de fazer pão e observe algumas receitas.

Você pode estar interessado em descobrir uma receita interessante para pão de trigo caseiro caseiro, leia aqui..

Pão sem fermento sem fermento

Pão caseiro é muitas vezes mais saboroso do que a loja, mesmo que você cozinhe sem o fermento.

Para assar pão sem primeiro criar um fermento, precisamos:

  • Leite seco é cerca de um terço de um copo;
  • Farinha de trigo – 1 kg;
  • Soda – 1,5 colher de chá sem um slide;
  • Ï¿½eo vegetal – 100 g;
  • Kefir ou ryazhenka – dois copos;
  • Coentro moído, anis estrelado, ácido cítrico, canela – meia colher de chá cada;
  • Um par de colheres de chá de sal;
  • Duas colheres de sopa de açúcar.

Primeiramente, pegamos o recipiente (tigela) e misturamos a farinha com soda, leite seco. Também é necessário preparar uma segunda tigela onde o kefir será misturado com açúcar, sal, ácido cítrico, canela, anis estrelado e coentro..

Depois que a segunda mistura é uniformemente misturada, adicione-a à farinha (a primeira tigela) e comece a amassar.

A massa resultante é colocada na panela no forno e cozer a baixa potência durante cerca de duas horas..

Preparando pão para qualquer uma dessas receitas, é improvável que você queira comprar a loja habitual. Além disso, o pão sem fermento é melhor absorvido pelo organismo, não é capaz de causar danos à flora intestinal e levar a vários distúrbios.