Como fazer massa para khachapuri em georgiano

Khachapuri – tradicionais tortas caucasianas com queijo, queijo ou requeijão. O prato clássico da cozinha georgiana, reverenciado por gourmets muito além das terras altas do país. Qual é o segredo desta massa perfumada e distintiva?

A receita georgiana correta
Como приготовить тесто для хачапури по-грузински
Ingredientes Número de
matsoni 450 g
farinha de trigo 650 g
refrigerante 15 g
óleo vegetal 70 g
ovos de galinha 2 peças.
sal 10 g
Tempo de cozimento: 60 minutos Calorias por 100 gramas: 100 kcal

O khachapuri clássico é feito com massa sem fermento, sem o uso de fermento. Sua função é realizada pelas bactérias do ácido láctico matsoni, uma bebida caucasiana, que é necessariamente adicionada à massa para o tradicional khachapuri georgiano..

Matsoni é um análogo do iogurte eslavo. Este é um produto de leite fermentado de leite pasteurizado, que tem um sabor suave e uma textura creme delicada. Bebida deliciosa e saudável é muito popular no Cáucaso, como um prato independente e base para molhos picantes.

O uso centenário pelos montanheses da cura matsoni é considerado um dos fundamentos da longevidade caucasiana.

Matsoni é fácil de cozinhar em casa. Litro de leite leve para ferver, em seguida, desligue o gás. Ferver leite não deve ser suficiente para trazer a temperatura até 90 ° C. Quando o leite esfriar a 50 ° C, adicione 100 g de creme azedo, feche e envolva. Em matsoni quente deve definhar por 4 horas, então é resfriado e limpo na geladeira por 3 horas.

Misture metade da farinha com o refrigerante, coloque o iogurte na farinha, misture. Garfo, bata os ovos e sal, adicione a massa. Amassar massa macia (não íngreme), adicionando gradualmente óleo vegetal e farinha. Amassar bem e deixar por 40 – 45 minutos.

Como cozinhar a massa no kefir

Se você não pode cozinhar ou obter matsoni, use kefir fresco. Kefir é um parente próximo de matsoni, o Cáucaso é também considerado o seu berço. Neste caso, você precisará de:

massa de pão на хачапури

  • 250 g de kefir 3,2%;
  • 15 g de soda;
  • 650 g de farinha de trigo;
  • 50 g de açúcar;
  • 10 g de sal;
  • 2 ovos de galinha;
  • 70 g de óleo vegetal.

O tempo de cozimento é de aproximadamente 1 hora e 15 minutos. Calorias – 100 kcal.

Despeje kefir quente em um prato conveniente, despeje o refrigerante e metade da farinha nele, misture delicadamente. Bata os ovos ligeiramente com sal e açúcar, despeje o mesmo. Gradualmente adicione o óleo vegetal, acrescente mais farinha, amasse bem. Retire infundido na geladeira por uma hora.

pão pita с мясомRolo Lavash com queijo e frango é um lanche interessante e saboroso que é bastante simples de preparar.

Como cozinhar entrecosto suculento de porco no forno, leia nosso artigo.

Tente recheio de pimentão com legumes – este é um ótimo prato magro que irá agradar a todos..

Massa de levedura para khachapuri em georgiano

Além da massa sem fermento, na Geórgia existem variedades regionais da receita tradicional. A massa de fermento para o khachapuri georgiano é preparada a partir de:

  • 650 g de farinha de trigo;
  • 250 g de matsoni;
  • 100 g de água mineral natural;
  • 14 g Fermento seco;
  • 50 g de açúcar;
  • 10 g de sal;
  • 80 g de manteiga.

O tempo de cozimento é de aproximadamente 1,5 horas. Conteúdo calórico – 125 kcal.

A levedura seca deve ser imediatamente misturada com farinha peneirada (0,5 kg), adicionar açúcar e sal. Matsoni é primeiro diluído com água morna, em seguida, adicione gradualmente a farinha e mexa.

Massa deve ser devidamente amassada, massa bem preparada não gruda nas mãos. Farinha pode ir um pouco mais, depende da variedade (até 650 g). Cubra a massa com uma toalha e leve ao fogo por uma hora..

Em seguida, a massa levedada deve ser amassada e colocada para descansar. Ele estará pronto para assar em meia hora.

Casas de khachapuri georgianas clássicas

Enquanto a massa sobe, prepare rapidamente o recheio. Você precisará dos seguintes produtos:

  • 350 g de queijo Suluguni;
  • 650 g de queijo Adygei;
  • 2 grandes ovos de galinha;
  • 70 g de manteiga.

Você pode assar khachapuri tradicional em cerca de 2 horas, levando em conta o tempo de preparação da massa em matsoni (ou kefir). De massa de levedura – 2,5 horas. Pratos calóricos – 275 kcal.

Queijo Adygei e suluguni precisam ser ralados em um ralador grosso. Um conjunto de verdadeiros queijos caucasianos dará ao recheio um sabor cremoso tradicional e uma textura alongada.

Bata as claras levemente com uma pitada de sal, derreta a manteiga. Adicione a manteiga e as proteínas ao queijo, misture delicadamente.

adicionar яйцо

As gemas geralmente são manchadas com khachapuri antes de assar para formar um delicioso crocante. Nas aldeias de montanha, não é costume adicionar verduras ao recheio.

Uma mistura de queijo cottage com verduras picadas é mais comum em tortas caucasianas, que são vendidas fora do Cáucaso.

esquematizar творог на тесто

As receitas acima são projetadas para 4 porções. A partir da quantidade especificada, você pode assar 2 khachapuri com um diâmetro de 30 cm, o que é conveniente para assar em uma frigideira. Para servir, eles são cortados em porções..

E você pode cozinhar 4 bolos menores, com 15 cm de diâmetro, é mais fácil assar pequenos khachapuri no forno, em uma folha. Divida a massa e coloque no número apropriado de peças..

Desenrole uma camada redonda do diâmetro desejado. Nós generosamente distribuímos o recheio, partindo das bordas. Enrole no centro e aperte cuidadosamente as bordas dos scones..

fazer мешочек

A bolsa resultante é levemente pressionada na parte superior da mão. Vire o bolo e desenforme com um rolo no tamanho desejado (diâmetro de 15 ou 30 cm).

estender

Na Geórgia, o khachapuri é geralmente cozido em uma panela quente e seca, sem adição de óleo. Assim que o primeiro lado é dourado, o bolo é virado, a panela é coberta com uma tampa.

A segunda opção é assar bolos em forno quente (ou forno), a uma temperatura de 250 ° C. A folha pode ser arrastada com farinha. Nós espalhamos khachapuri em um lençol, engraxamos com gema, mandamos para um forno quente.

Tempo de cozedura 15 – 25 minutos. Se houver uma grade superior, ligue-a adicionalmente.

Khachapuri готовы

Pão achatado acabado de cozer, ricamente lubrificado com manteiga quente e servido aos convidados.

Dicas úteis

Se o queijo para o recheio era muito salgado, deve ser mergulhado por 2 horas em água fervida fria. Se não houver tempo, basta adicionar ricota ou mussarela ao recheio..

Se você precisar adicionar água de acordo com a receita, use água mineral natural de nível médio de mineralização (até 4 g / l). A massa será especialmente arejada e macia..

Farinha para cozer em casa deve primeiro peneirar uma peneira. Um procedimento simples não leva muito tempo, e a qualidade do teste melhorará significativamente..

Massa ou fermento fresco clássico – escolha pelo humor. O khachapuri Ruddy Georgian, cozinhado de acordo com qualquer uma das receitas acima, diversifica o menu diário e decora adequadamente a mesa festiva. Bon appetit!